17.4.07

Nota de esclarecimento:

NOTA DE ESCLARECIMENTO A RESPEITO DAS ATIVIDADES ORGANIZADAS PELO CENTRO ACADÊMICO DE HISTÓRIA POR OCASIÃO DA SEMANA DO CALOURO REALIZADA ENTRE OS DIAS 26 DE FEVEREIRO E 02 DE MARÇO DE 2007.

O Centro Acadêmico de História compreende que é sua função organizar a semana do calouro de modo que os novos alunos tenham um primeiro contato com a Universidade de forma sadia e prazerosa. Neste ano, tivemos a preocupação em preparar uma programação que incluísse a apresentação do departamento, dos grupos de pesquisa do curso e das entidades representativas dos estudantes, a integração entre calouros e veteranos, discussão de filmes e também a participação em atividades organizadas pelo DCE e pelo conjunto dos Centros Acadêmicos da área de Humanas.

Dentro dos momentos reservados para a integração dos alunos esteve inserido o trote, que tem sido alvo de críticas por parte do departamento. Ele ocorreu na segunda feira, como em todos anos, e pode-se dizer que foi em decorrência da ansiedade de alguns veteranos que houve agitação no momento que a antecedeu, destinado às falas do departamento e dos grupos de pesquisa. O CAHIS reconhece que a agitação foi incômoda neste momento, mas deve-se compreender que não há como ter controle de todos os alunos do curso. De modo algum o tumulto foi causado pela organização da semana (que ao contrário, contribuiu para a tranqüilização dos alunos) e acreditamos inclusive que se fosse papel do departamento organizar a semana do calouro, as coisas não seriam diferentes.

Também queremos deixar claro que nem em nós, nem nos demais estudantes do curso aos quais representamos há o desejo de abandonar o trote, pois se trata de algo que é feito todos os anos e que, portanto já faz parte da História do ingresso dos alunos no curso. Além disso, devemos salientar que não se trata, de forma alguma, de uma prática de violência, pois ninguém é coagido a participar e todos são livres para sair a qualquer momento. Sendo assim, a brincadeira da boneca é antes um ritual de passagem que contribui para que todos se conheçam e passem a se sentir mais à vontade juntos.

Quando questionados a respeito da presença ou não de violência no trote deste ano, os calouros mostraram-se surpresos e nos disseram que a semana do calouro foi extremamente alegre e livre de constrangimentos e através disso é que pudemos avaliar melhor o cronograma por nós organizado.

Ainda permanece um desafio para nosso Centro Acadêmico desenvolver atividades que propiciem uma interação entre os calouros e a nossa sociedade. Realizar uma tarefa conjunta que esteja de acordo com nossa formação e que possua uma função social nesta primeira semana parece-nos algo bastante difícil. Sugestões a este respeito serão sempre aceitas, mas de forma alguma abriremos mão da nossa autonomia frente à organização da semana do calouro e aos demais eventos que compreendermos como de nossa responsabilidade enquanto representantes estudantis.

Atenciosamente,

CAHIS - UFPR
gestão 2006/2007.

obs: tal ofício foi entregue e protocolado na reunião de departamento do dia 28 de março. Para maiores informações sobre a discussão, procure o CAHIS.

Nenhum comentário:

CAHIS ufpr, gestão 2007/2008: Da luta não me retiro...
Alexandre Böing, Camila Chueire, Caroline Pereira, Daniel Nodari, Edrielton Garcia, Fernanda Haag, Juliana Fleig, Lorena Oliveira, Mario Pereira, Marta Savi, Orlando Netto, Rafaella Garcia, Rebecca Oliveira, Samuel Teixeira, Tauane Mendonça, Thays Oliveira, Wagner Tauscheck.