30.5.07

para entender o porquê da greve de servidores.

Carta aberta à população!
Infelizmente, é greve de novo!
De tempos em tempos, tem sido comum os serviços de atendimento ao público (INSS, Educação, Receita Federal, Hospitais) entrarem em greve. Mas, por que será que isso acontece?
Já faz muito tempo que os serviços públicos não são prioridade para os governos. No caso do Hospital de Clínicas da UFPR isso não é diferente. Faltam vagas, as consultas demoram meses, as filas são enormes. Esta situação deixa usuários e trabalhadores insatisfeitos.
Porém, com o projeto do atual governo federal de “tirar” os Hospitais das Universidades e transforma-los em Fundações Estatais a atual situação vai piorar. Além de longas filas, vão ser permitidas cobranças de consultas e exames dentro do Hospital de Clínicas.
Diante disso, trabalhadores dos Hospitais Universitários de todo o Brasil estão em greve! Entendemos que só uma mobilização deste tipo pode barrar esta idéia de privatizar o HC. Infelizmente, sabemos que a greve prejudicará momentaneamente muitas pessoas que são atendidas nos hospitais. Mas entendemos também que a privatização do HC prejudicaria muito mais.
A proposta do governo não é nova! Veio em 1981 e 1982 e uma greve barrou! Em 1998, a idéia era deixar as universidades sem financiamento e uma greve barrou! Em 2001, veio novamente a idéia de privatizar 25% dos leitos do HC e uma greve barrou! Sabemos que nestes anos uma parte da população foi prejudicada mas entendemos que este prejuízo foi momentâneo, já que foi isso que garantiu um HC totalmente gratuito como temos hoje!
Chamamos o conjunto da população a se somar na luta em defesa dos Hospitais Universitários e se colocar contrário ao projeto de Fundação Estatal! Desta forma, nosso movimento será mais forte e, com essa proposta jogada fora, poderemos voltar ao trabalho o quanto antes!
Participe você também desta luta: leve esta carta ao seu bairro e sua cidade, compareça nas atividades de rua, venha nas atividades da greve!
Aonde nos achar? Estamos concentrados todos os dias no HC e no Pátio da Reitoria da UFPR!
Telefone: 3362.7373
Servidor da UFPR: Agora é Greve!
Servidores das Universidades Federais do Brasil todo em greve nacional!
Entenda os motivos:
  • Pela retirada do PLP 01/2007:
  • O Projeto de Lei Parlamentar Nº 01 do ano de 2007, limita o aumento dos gastos com funcionalismo público em 1,5% ao ano, até 2016. Isso significa que nos próximo 10 anos, não haverá aumentos salariais nem concursos públicos. Isso porque 1,5% ao ano é o que a folha cresce naturalmente, todos os anos, devido aos planos de carreira, qüinqüênios etc. Este projeto tramita em regime de urgência e a hora é agora para conseguirmos barrá-lo!
    Queremos uma política salarial séria, com data-base e negociação coletiva!
  • Em defesa dos HUs! Contra a desvinculação dos Hospitais Universitários:
  • A proposta do Grupo de Trabalho Interministerial transforma os HUs em Fundações Estatais, acabando com o caráter de ensino-pesquisa-extensão deles, permitindo a cobrança de consultas e contratando os trabalhadores via CLT. Ao invés de melhorar as condições de trabalho dos colegas da FUNPAR, transformando- os em funcionários da UFPR, o projeto faz ao contrário!
  • Em defesa do direito de greve:
  • Proposta do governo encaminhada pela Casa Civil prevê o fim do direito de greve, já que coloca condicionantes impossíveis de serem cumpridos como, por exemplo, exigir a presença de 2/3 da categoria numa assembléia. As assembléias da APP-Sindicato (professores estaduais), por exemplo, teriam que ser feitas no Couto Pereira para comportar mais de 30 mil pessoas. Queremos ter o direito de nos manifestar! Se o governo quer evitar greves, que dê condições de trabalho decentes aos servidores.
  • Pela resolução dos impasses do Plano de Carreira:
  • Na greve de 2004, conseguimos a implementação de um novo Plano de Carreira. Porém, queremos a resolução de uma série de problemas que com ele vieram como a questão dos aposentados, dos técnicos que possuem nível superior etc.
  • Pautas locais:
  • Na UFPR, são diversas as necessidades. Queremos o pagamento retroativo da nossa progressão por mérito (que começará a ser paga em julho de 2007. Já tínhamos direito a ela desde 2006); temos a questão das catracas do HC, que penalizam os trabalhadores que fazem horas-extras; queremos a volta do pagamento do adicional de insalubridade; defendemos mais democracia, com paridade nos Conselhos Superiores e eleição direta para Diretor do Hospital de Clínicas.

    Nenhum comentário:

    CAHIS ufpr, gestão 2007/2008: Da luta não me retiro...
    Alexandre Böing, Camila Chueire, Caroline Pereira, Daniel Nodari, Edrielton Garcia, Fernanda Haag, Juliana Fleig, Lorena Oliveira, Mario Pereira, Marta Savi, Orlando Netto, Rafaella Garcia, Rebecca Oliveira, Samuel Teixeira, Tauane Mendonça, Thays Oliveira, Wagner Tauscheck.